Desde cremes e loções a géis de duche, champôs, bálsamos, máscaras, sabonetes, desmaquilhantes, espumas de barbear, pastas de dentes, batons, entre outros, a glicerina, também conhecida como glicerol, está presente em muitos destes produtos com o nome INCI «Glycerin» (o termo internacional para ingredientes cosméticos). Mas de onde vem exatamente esta substância e como pode ser usada para a pele? Respondemos a todas estas perguntas neste artigo.
No seu estado natural, a glicerina é obtida através da saponificação da gordura animal ou do óleo vegetal. Pode ser obtida industrialmente ou manualmente de várias formas. As mais comuns são a saponificação, a fermentação e a reação química. Há também a glicerina sintética que provém de petroquímicos.
Em matéria de textura, é líquida e levemente viscosa. É também transparente e inodora..
O glicerol proporciona muitos benefícios em muitos campos: farmacêutico, alimentar, fabrico de papel, cigarros eletrónicos, preservação de plantas, aeronáutica, efeitos especiais, pintura, entre outros. Mas é mais amplamente usada em cosméticos.
Talvez o ponto mais notório da glicerina seja a sua capacidade de absorver a humidade do ar e retê-la. Consequentemente, mantém a pele hidratada e flexível.
A camada superior da nossa pele é feita de células unidas porlípidos e a sua função é regular a água no corpo. Mas quando a pele está seca, ela não reterá humidade como deveria. Como consequência, sentirá uma pele desconfortável e com comichão, perdendo parte do estrato córneo – a camada de células epiteliais mortas que protege o corpo do exterior. Fatores agravantes podem incluir também o frio seco do inverno, os banhos demasiado quentes, os sabonetes agressivos e a idade. Quando aplicada externamente, a glicerina é um tratamento emoliente eficaz para esses problemas.
a regenerar as células.
Muitos cosméticos e produtos de higiene pessoal utilizam a glicerina para ajudar a misturar e dissolver os ingredientes. Para além disso, a glicerina ajuda a estabilizar as emulsões.
Para bálsamos, cremes e loções, simplesmente aplique-os sobre as áreas secas da pele, por exemplo, calcanhares, cotovelos e outras áreas afetadaspela secura cutânea. Contudo, consulte sempre as instruções proporcionadas pelos produtos. Observe que é recomendado aplicá-los imediatamente após o banho sobre a pele húmida ou molhada para maior eficácia.
Para a higiene íntima , os sabonetes, as loções, os géis e as espumas podem ser aplicadas diariamente, enxaguando e secando imediatamente.
E não nos esqueçamos ainda de que para a substância ter os efeitos mais benéficos, deve ser apoiada por um estilo de vida saudável e algumas ações simples, como: